Voz

A voz é como nossa impressão digital. Não existe duas vozes iguais, por isso, ela representa a nossa identidade e personalidade. A voz aproxima, mas, também pode afastar o ouvinte. Portanto, falar bem, ter uma voz com saúde, bonita, agradável e que conduza sentimentos e conhecimentos é essencial para a comunicação humana.

Avaliação perceptivo auditiva vocal e acústica da Voz e Fala

Identificar a qualidade vocal do falante, tom habitual e extensão vocal, respiração, harmônicos da voz, dentre outros é o objetivo do fonoaudiólogo especialista em voz na avaliação vocal. Os parâmetros vocais serão levantados na avaliação inicial e comparados durante o tratamento fonoaudiológico. A avaliação acústica da voz é importante na triagem de voz ocupacional: operadores de telemarketing por exemplo.

Tratamento dos Distúrbios da Voz e Doenças da Laringe

O uso inadequado da voz pode levar a doenças da laringe como “pólipo na prega vocal” e câncer de cabeça e pescoço (câncer de laringe). Apresentar rouquidão na voz por mais de quinze dias não é normal. Essa sintomatologia pode indicar um distúrbio de voz ou uma doença da laringe. É preciso procurar atendimento especilaizado. Nódulos de pregas vocais são comuns em pessoas que não usam a voz adequadamente. O tratamento fonoaudiológico deve ser indicado para que o aprendizado do uso da voz seja realizado.

Tratamento da voz e deglutição (difagia) em pacientes especiais

Comprometimento da voz e distúrbios de deglutição em pacientes com doenças degenerativas (doença de Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, dentre outras) que necessitam atendimento especial muitas vezes têm indicação dos atendimentos à domicílio. Programa de reabilitação com o envolvimento da família e cuidadores é traçado com resultados que ofertam uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Envelhecimento vocal: prevenir para manter a competência da comunicação

A voz também envelhece com o passar dos anos. Para evitar o envelhecimento precoce da voz, amenizar e ou modular o envelhecimento programa de exercícios vocais podem ser realizados. Esse trabalho está direcionado para pessoas que desejam preservar a voz bonita, rica em harmônicos, manter as inflexões vocais e dinâmica da voz. Pode ser realizado em grupo ou individual.

Aprimoramento Vocal para o profissional da voz

A voz é uma função adaptada e pede emprestado para outros sistemas do corpo humano para ser produzida, como o sistema respiratório, digestório e sistema nervoso central. O profissional que utiliza a voz como principal instrumento de trabalho, necessita desenvolver seu potencial vocal para conseguir o maior rendimento, melhor performance com menor desgaste da voz. Os profissionais da voz que realizam o aprimoramento vocal e exercícios vocais de aquecimento e desaquecimento vocal previnem o envelhecimento vocal precoce, evitam fadiga vocal e rouquidão após o uso da voz profissional.

Preparação vocal em shows, apresentações, teatro, cinema, gravação de CD e DVDS.

O cantor e ator são atletas vocais, necessitam estar em forma, com a voz no “encaixe”, cavidades de ressonâncias abertas, musculatura “malhada”, resistente e elástica, pronta para responder as exigências que a performance exigir. O artista que faz a preparação vocal antes da gravação do cd melhora a performance, ganha tempo, o resultado final na gravação é surpreendente. Quando o cantor ou ator prepara a voz com o especialista em voz antes de shows e espetáculos de teatro a sensação é de leveza na voz, mas, se precisar exigir pesado, ela, a voz também vai responder. A interpretação acontece “orgânica” e com fluência.

Programa de aquecimento e desaquecimento da voz para profissionais da voz do teatro, cinema e canto.

Hábitos de saúde vocal devem ser seguidos pelos artistas profissionais da voz. Tomar água hidrata o corpo e a laringe. Fazer hidratação direta com vaporizador associando exercícios vocais é muito eficiente. Um programa de aquecimento e desaquecimento de voz pode ser estabelecido e desenvolvido para grupos de atores e cantores que atuam em cinema, teatro, musicais e canto. Os exercícios precisam ser definidos, orientados, praticados, aprendidos e muito bem realizados para que possam trazer benefício na performance. Exercícios vocais realizados inadequadamente poderão, ao contrário trazer prejuízo a voz profissional.

CENTRO DE FONOAUDIOLOGIA LIGIA MOTTA - 2012 ©

R. Miguel Tostes, 647/303, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
Sede de Cursos: R. Giordano Bruno, 305/101, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
contato@cfligiamotta.com.br 51 3330.9675 / 51 9977.1927

CANAIS