Motricidade Orofacial

Estimulação em bebês com dificuldade de sucção e deglutição

Recém-nascidos prematuros ou bebês que tiveram algum sofrimento durante o parto, geralmente apresentam durante a alimentação sucção fraca, cansaço fácil, falta de coordenação das funções de sucção, de respiração e de deglutição. A estimulação da sucção faz com que o bebê se alimente de maneira eficaz sem riscos de engasgos.

Problemas de deglutição: Disfagia e Presbifagia

Um problema de deglutição pode trazer graves conseqüências, como aspiração de alimento e ou saliva para o pulmão, desnutrição, desidratação. É importante ficar atento para sinais de desprazer e desconforto ao se alimentar, presença freqüente de tosse, engasgos, cansaço durante as refeições.

Disfunção de Articulação Tempero Mandibular (ATM)

Estalos e dor são as principais queixas do indivíduo com disfunção na ATM. Limitações como distorções na fala e cansaço, dor para mastigar, dores de cabeça e zumbido podem ser observados.

Respiração Oral

Face alongada, presença de olheiras, ronco noturno, alteração de postura corporal são características geralmente presentes no indivíduo “respirador oral”. Associado a isso, pode-se observar alterações nas funções de mastigação, deglutição e fala devida flacidez da musculatura da face. De um modo geral, a mastigação pode apresentar-se unilateral, a deglutição com a língua entre os dentes e a fala pode estar desviada principalmente devido à posição baixa da língua na boca.

Paralisia Facial

Infecções, traumatismos ou tumores podem ser a causa de uma paralisia facial podendo alterar o funcionamento da musculatura facial. Pode haver dificuldade para sorrir, assoviar, comer e falar.

Estética Facial

Rugas e marcas de expressões podem surgir ao longo do tempo na região da face. Exercícios de alongamento e massagens faciais tem o objetivo de mudanças significativas na estética facial sem necessidade de tratamentos invasivos.

Tratamento de fala para portadores de fissura lábio-palatina

Com o desenvolvimento da linguagem e fala, geralmente observa-se uma voz hipernasal – “fanha”, pois há uma alteração das estruturas envolvidas nesse processo, podendo o trabalho de reabilitação com exercícios específicos condicionarem um novo padrão de fala.

Reabilitação Fonoaudiológica no Câncer de Cabeça e Pescoço

Câncer de boca ou de laringe traz mudanças significativas nas funções de fala e alimentação. Adaptações devem ser feitas como a aprendizagem de voz esofágica no caso de pacientes laringectomizados.

CENTRO DE FONOAUDIOLOGIA LIGIA MOTTA - 2012 ©

R. Miguel Tostes, 647/303, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
Sede de Cursos: R. Giordano Bruno, 305/101, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
contato@cfligiamotta.com.br 51 3330.9675 / 51 9977.1927

CANAIS