Léo Almeida – Cantor

cfligiamotta: Quem é Léo Almeida, por Léo Almeida?
Léo: Tenho 41 anos, formado em Direito, trabalho no Tribunal de Justiça RS, casado, dois filhos, nascido em Lagoa Vermelha – RS, resido em Porto Alegre desde 1982.

cfligiamotta: Qual sua atividade profissional e de uso da voz?
Léo: Canto música gaúcha/nativista desde os 16 anos, atuando profissionalmente desde os 18. Já gravei mais de 300 músicas e faço apresentações no Rio Grande, Santa Catarina e Paraná.

cfligiamotta: A fonoaudiologia estética é um campo novo na área da Voz com o objetivo da habilitação e aperfeiçoamento vocal. Como e por que você buscou a fonoaudiologia?
Léo: No final de 1997, depois de uma seqüência de shows, perdi os agudos, depois os graves e, a seguir, “bateu o horror”. O cantor Eracy Rocha indicou-me a Lígia Motta Ferreira. Num primeiro momento fui fazer um exame com o otorrinolaringologista – Dr. Nédio Steffen – que diagnosticou um pólipo. Recomendou a fonoterapia antes de partir para a cirurgia. Marquei hora com a Lígia e começamos o trabalho. Num primeiro momento, em que a Lígia pedia que eu fizesse “ssssssss”, “rrrrrrrrr”, “tttttrrrrrr”, “bbbbrrrrr”, pensei: isso não pode dar certo! Contudo, com extraordinária didática, a Lígia me fez visualizar a cura pelos exercícios executados. Em pouco tempo voltamos ao Dr. Nédio que, com outro exame, entusiasticamente parabenizou a Lígia pelo ótimo trabalho feito e a mim, pela cura total.

cfligiamotta: O que a fonoaudiologia lhe trouxe de bom, de benefícios?
Léo: A confiança de que, tomadas as precauções necessárias, qualquer um pode atingir bons desempenhos vocais, em vista da evolução da área da fonoaudiologia que veio trazer extraordinários subsídios aos profissionais da voz.

cfligiamotta: Aproximar pessoas e compartilhar informação para promoção do aprimoramento pessoal é um dos objetivos do nosso site. Deixe seu recado.
Léo: Cabe ressaltar que a fonoaudiologia, na área da técnica vocal, é um extraordinário instrumento para quem vê a necessidade de aprimoramento, bem como é grande aliada para o combate das enfermidades vocais. Conhecer o funcionamento do aparelho vocal trouxe avanço considerável aos profissionais da voz. Conhecer as causas de afonia ou disfonia, poder tratá-las ou preveni-las é novidade, e das boas!!!

CENTRO DE FONOAUDIOLOGIA LIGIA MOTTA - 2012 ©

R. Miguel Tostes, 647/303, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
Sede de Cursos: R. Giordano Bruno, 305/101, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
Email 51 3330.9675 / 51 9977.1927

CANAIS