Hique Gomez

HIQUE GOMES – artista, músico e ator

cfligiamotta: Quem é Hique Gomez, por Hique Gomez?

Hique: Um artista , músico e ator, que se interessa por medicina e por todos os processos de cura e regeneração da natureza. Ah… e alquimia também.

cfligiamotta: Como você define seu momento profissional?
Hique: Tenho 46 anos e experimentei alguns momentos de vivencia muito intensos nas áreas que tenho interesse. Vi minha filha nascer, vi meu pai morrer… Mas minha maior descoberta foi como o ambiente de riso pode trazer um benefício tão grande para as pessoas e para nós próprios. Acho que o riso ainda vai ser levado mais a sério na medicina. A mistura da minha arte com a capacidade de fazer rir, me trouxe a um momento de plenitude parcial das minhas aspirações como artista. Embora saiba que ainda tenho muito para dar e aprender, este momento tem sido muito generoso.

cfligiamotta: Sabemos da sua estreita relação com a voz. O que ela representa em sua vida?
Hique: Depois que fiz um filme longa-metragem mudo, descobri que as pessoas que não tem voz podem ter uma vida quase normal, mas antes disso eu já havia participado de um treinamento chamado a Ciência da Palavra Falada, em Montana nos EUA, onde eu e minha mulher estudamos os efeitos dos mantras de diversas culturas para diversas situações. Incrível!!! A voz associada a vontade tem efeitos inimagináveis.

cfligiamotta: A fonoaudiologia estética é um campo novo na área da Voz, que busca a habilitação e o Aperfeiçoamento vocal. Por que você buscou a Fonoaudiologia?
Hique: Sempre tive muita cusiosidade em saber a fisiologia do aparelho fonador,diante de tanto mistério… afinal tudo se fez através do verbo. Em muitas culturas, incluindo a nossa, um Deus vem e fala algo para que o universo exista. Entende…? Ele não faz um gesto, e nem fica mentalizando, ele “fala” e a palavra está na base do entendimento do universo para nós.Então veja a importância filosófica do verbo para o ser humano. Todo o entendimento sobre si mesmo vem através da palavra. Sim, pode ser a palavra escrita, mas o som vem associado a uma carga de sentimentos que revela uma complexidade fantástica. A experiência de escutar ondas sonoras provocadas por outro ser humano traz o entendimento sobre si mesmo. Isto os aparelhos detetores de mentira já haviam provado.Mas eu busquei o tratamento porque fiquei rouco fazendo vozes bizarras para a minha neta. Foi um momento dramático porque nós iriamos cancelar uma semana de shows no teatro São Pedro , mas a Ligia falou que “garantia” que no segundo dia eu estaria apto. Eu pensei: “garante”? Puxa… nunca ninguém garantiu este tipo de coisa para mim. Se eu tivesse procurado ela antes não precisaria ter cancelado nem o primeiro dia. E acabei fiquei encantado vendo um video das minhas próprias cordas vocais. Temos inclusive um projeto que é fazer um videoclip com estes videos.

cfligiamotta: O que a fonoaudiologia lhe trouxe de bom, de benefícios?
Hique: O conhecimento sobre as cordas vocais, esta ferramenta tão fundamental não só para o meu trabalho como para o entendimento do ser humano, e um certo domínio sobre situações que eu não sabia como contornar , como ficar rouco. Antes eu achava que era impossível sair de uma rouquidão de um dia para o outro, agora já sei que a Ligia “garante”.

cfligiamotta: Aproximar pessoas e compartilhar informação para promoção do aprimoramento pessoal é um dos objetivo do nosso site. Deixe seu recado.
Hique: Depois deste tratamento cheguei a conclusão de que através da voz pode-se chegar ao centro psicológico de uma pessoa. Já ouvi falar que a voz é como a impressão digital,e que ninguém tem voz natural idêntica, se isto for mesmo verdade (e parece ser) então a voz tem um papel muito mais importante em nossa vida do que podemos imaginar. Pretendo fazer deste estudo uma obsevação constante na minha experiência de vida.

CENTRO DE FONOAUDIOLOGIA LIGIA MOTTA - 2012 ©

R. Miguel Tostes, 647/303, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
Sede de Cursos: R. Giordano Bruno, 305/101, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
contato@cfligiamotta.com.br 51 3330.9675 / 51 9977.1927

CANAIS