CEFAC

CEFAC – Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica Reconhecimento do Conselho Federal de Fonoaudiologia e MEC 12 Anos formando especialistas no Rio Grande do Sul

A primeira turma de especialização dos cursos de Pós-graduação do CEFAC no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, foi na área de Audiologia, ano de 1997, 40 alunos inscritos. No mesmo ano, mais duas turmas de especialização foram formadas: Motricidade Orofacial, com 31 alunos, e Voz, com 23 alunos. Esse foi o início de uma trajetória que representou um marco na Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul. Sucessivamente novas turmas foram sendo iniciadas e com muito orgulho destacamos mais de 380 especialistas formados pelo CEFAC-RS. Atualmente, estamos com 106 alunos matriculados nos cursos de especialização.
No ano de 2002, iniciamos parceria com o Hospital São Lucas da PUCRS. Alunos da nova turma de Motricidade Orofacial com enfoque em Fonoaudiologia Hospitalar realizaram estágio nesse hospital tendo oportunidade de vivenciar a realidade da atuação da Fonoaudiologia em um hospital de Porto Alegre-RS.

Encontro dos 10 Anos do CEFAC foi comemorado com evento científico, presença dos diretores do CEFAC, Dr. Jaime Zorzi e Dra. Irene Marchesan, convidados especiais, professores palestrantes, ex-alunos dos cursos de especialização e coquetel de confraternização com homenageados e parceiros apoiadores.

Eventos científicos de atualização, formação e aprimoramento na área da Fonoaudiologia também são realizados pelo CEFAC-RS concomitante aos cursos de especialização. Destacamos as três edições do Encontro das Especialidades do CEFAC – Rio Grande do Sul: anos de 1999 , 2000 e 2002; Cursos de Atualização em Voz, ministrado pela Fga. Dra. Sílvia Pinho; “Curso de Atualização em Voz”, promovido pelo CEFAC-RS em parceria com a Sociedade de Laringologia e Voz e Sociedade Gaúcha de Otorrinolaringologia, tendo como ministrantes dois profissionais médicos otorrinolaringologistas da região de Valença – Espanha, Dr. Jose Manuel Palop Herreros e Dra. Mirian Schneider; Curso de Atualização em Disfagia com Dra. Ana Maria Furkin, dentre tantos outros.
Nas atividades da Semana da Voz o CEFAC-RS, com seus alunos, marcou presença, participando e divulgando a Fonoaudiologia, em atividades de panfletagem na abertura da Semana da Voz (Brique da Redenção aos domingos, Porto Alegre), eventos nos shopings e atividades de palestras e ou cursos. As alunas do CEFAC do interior do Estado, da mesma forma, integradas a coordenação do CEFAC em Porto Alegre, se mobilizaram nas atividades da Semana da Voz em suas cidades, sempre com muito destaque e competência.
No período de março a agosto de 2001, o CEFAC-RS realizou tentativa de expansão dos Cursos de Especialização em cidades estratégicas do interior do estado, tais como: Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Maria. Nessa época, contamos com a assessoria do Administrador e Engenheiro, com pós-graduação em Marketing (ESPM-SP), Álvaro Jorge Barcelos Pfeifer.. Dentre as estratégias de divulgação e marketing, foi contratada a jornalista, Ediviges Gasparotto, para divulgação dos cursos em jornais, rádios e TV das principais cidades do interior, bem como os principais jornais com circulação em todo o Estado.
Foram dadas inúmeras entrevistas pela Fga. Lígia Motta, nas rádios e Tvs do interior, referentes aos cursos que seriam realizados, bem como assuntos relativos a Fonoaudiologia. Em vista disto, recebemos convites para palestras em algumas cidades, onde a pauta principal, foi o destaque aos Cursos de Especialização. Na cidade de Porto Alegre, a divulgação dos cursos foram realizadas em três programas de TV, tendo a participação da fga. Ligia Motta e outros profissionais da área da voz, e ainda, o professor e cantor Juvenal de Moura-SP..

Atualmente o CEFAC-RS está com três turmas de especialização em andamente: Motricidade Orofacial, Linguagem e Audiologia Clinica e Ocupacional e um Aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial com enfoque em Estética Facial.
Para o ano de 2010 estão sendo divulgados dois cursos de especialização na cidade de Santa Maria, Audiologia Clinica e Ocupacional e Motricidade Orofacial (CEFAC-Unidade Santa Maria) e para Unidade Porto Alegre, Cursos de Especialização em Voz e Motricidade Orofacial.

O CEFAC – RS, desde o início, está sediado na cidade de Porto Alegre, na Rua Miguel Tostes, 647 cj. 303 – Bairro Rio Branco. Tem como coordenadora a Fga. Lígia Motta, e como auxiliar dos Setores Acadêmico e Administrativo, Luciane Motta Soares, no período de 1997 a 2001. Após essa data, assumiu a mesma função, a educadora especial Tibiara Lopes Prussiano , posteriormente, em setembro de 2001, integrou-se à equipe, a estudante de fonoaudiologia, Mariana Lima. No ano de 2004, renovada a equipe, Betina Scheren, ainda estudante de Fonoaudiologia inicia como colaboradora do CEFAC, hoje, como aluna do curso de especialização em Motricidade Orofacial é bolsista e integra a equipe do Centro de Fonoaudiologia Ligia Motta. Também como bolsistas destacamos o trabalho e empenho na divulgação do CEFAC-RS, as fonoaudiólogas especialistas em Motricidade Orofacial, Claudia Veras e Bianca Bilhaba. Nesse ano de 2009 integrou-se a equipe a estudante de fonoaudiologia Larissa Branco.

CENTRO DE FONOAUDIOLOGIA LIGIA MOTTA - 2012 ©

R. Miguel Tostes, 647/303, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
Sede de Cursos: R. Giordano Bruno, 305/101, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
contato@cfligiamotta.com.br 51 3330.9675 / 51 9977.1927

CANAIS