Marcia do Canto

1. Qual sua atividade profissional e de uso da voz?
Sou atriz. Meu corpo é meu instrumento de trabalho. É fundamental a consciência corporal para o nosso ofício. A voz faz parte deste instrumento. O texto, a fala, diz muito do personagem, da intenção e das emoções. É vital estar bem preparada. Não é apenas uma questão de volume (teatro). É também estilo, respiração adequada, clareza, independentemente do meio que o ator utiliza para o trabalho (teatro, cinema, tv, etc.)

2. Qual motivo vc procurou a Fonoaudiologia?

No meu segundo trabalho de teatro profissional, ainda bem jovem. Uma colega fazia fono com a Ligia Motta e me recomendou. Minha voz tinha pouca abrangência e também articulava mal as consoantes (s). Isso já faz quase trinta anos.

3. O que a Fonoaudiologia lhe trouxe de bom, de benefícios?

É como a atividade física para o corpo. Penso que é mais fácil de compreendermos essa importância. O quanto à atividade física nos ajuda no dia-a-dia e muitas vezes não nos damos conta. A voz não é algo fora do nosso corpo. Ela acontece nele e depende de inúmeros músculos para acontecer com firmeza e com saúde. A profissional da voz é a fonoaudióloga. É ela que vai nos orientar nesse trabalho. Nos hábitos, nos exercícios, na escuta da nossa voz, na cadência, no ritmo…é um trabalho complexo e fascinante.

4. Aproximar pessoas e compartilhar informações para promoção do aprimoramento pessoal é um dos objetivos do nosso site. Deixe seu recado.

“Atuar é fazer” Viola Spolin

CENTRO DE FONOAUDIOLOGIA LIGIA MOTTA - 2012 ©

R. Miguel Tostes, 647/303, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
Sede de Cursos: R. Giordano Bruno, 305/101, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
contato@cfligiamotta.com.br 51 3330.9675 / 51 9977.1927

CANAIS