Linguagem

Alterações de fala

É preciso estar atento quando a criança, com dois anos de idade ainda não fala, faz somente alguns sons ou fala de uma forma a qual não é compreendida por ninguém. Os problemas podem ser corrigidos e envolvem orientação aos familiares e escola. Muitos problemas de fala e linguagem, não tratados na época adequada, podem levar a comprometimentos no processo de aquisição da linguagem escrita.

Dificuldade de aprendizagem – escrita e leitura

As dificuldades de aprendizagem geralmente surgem na escola e tem como características principais dificuldade de leitura, compreensão de leitura, dificuldade de adquirir o código escrito e trocas de letras na escrita.

Gagueira

A gagueira é considerada um distúrbio ou transtorno de fluência da fala e tem como características principais repetições de sons, sílabas ou palavras, bloqueios, prolongamentos e pausas durante a conversação.

Comprometimento na linguagem e fala devido à deficência auditiva

O indivíduo com perda auditiva enfrenta dificuldade para se comunicar oralmente. Devido à restrição da audição, há dificuldade na percepção e monitoração se sua própria fala, podendo gerar alteração no ritmo, articulação, entoação e qualidade da fala.

Afasias de expressão e compreensão (pós acidente vascular encefálico)

O Acidente Vascular Encefálico (AVE), mais conhecido como derrame cerebral, compromete algumas regiões do cérebro que executam determinadas funções como, por exemplo, a fala e linguagem. O indivíduo pode apresentar dificuldade para entender o que as pessoas dizem e também em falar. Na maioria das vezes sabe o que quer dizer, porém não consegue se expressar pela fala.

CENTRO DE FONOAUDIOLOGIA LIGIA MOTTA - 2012 ©

R. Miguel Tostes, 647/303, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
Sede de Cursos: R. Giordano Bruno, 305/101, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
contato@cfligiamotta.com.br 51 3330.9675 / 51 9977.1927

CANAIS