Maurício Ronaldo

Cfligiamotta – Qual sua atividade profissional?
Maurício Ronaldo – Sou locutor profissional de eventos há mais de 13 anos, atuando em diversos tipos de eventos, esportivos, sociais e empresariais. Atuo como mestre-de-cerimônias em eventos e sou o apresentador do programa “Coisas Daqui”, no Canal 20 da NET, aqui em Porto Alegre. Também sou editor de produtos gráficos, entre eles, o guia anual Tennis Personal e o guia semestral Paddle List Pocket.

Cfligiamotta – Faz uso da voz na sua profissão?
Maurício Ronaldo – A minha voz é essencial e muito importante na minha profissão, pois além de usá-la para a locução nos eventos também sou publicitário. E como eu mesmo que comercializo os espaços publicitários de meus produtos gráficos e do meu programa de televisão, acabo usando direto a minha voz para me comunicar com o público ou com os meus clientes.

Cfligiamotta – O que ela, voz, representa na sua atividade profissional
Maurício Ronaldo – É o meu principal instrumento de trabalho, como muitos me falam. E é por isso que evito sempre ficar perto de ar-condicionado e
consumir bebidas geladas.

Cfligiamotta – Porque motivo buscou a Fonoaudiologia?
Maurício Ronaldo – Às vezes eu sentia que ficava sem voz ou rouco, mesmo tomando todos os cuidados que achava corretos para a minha saúde vocal. E também para buscar mais conhecimento sobre o meu instrumento de trabalho, a voz.

Cfligiamotta – O que a Fonoaudiologia lhe trouxe de bom, benefícios?
Maurício Ronaldo – O curso que fiz anos atrás com a fonoaudióloga Ligia Motta me trouxe muita informação que eu tanto precisava sobre o meu aparelho fonador. Sem contar que da indicação da Ligia Motta sobre um otorrinolaringologista especialista em voz, surgiu a oportunidade para que eu fizesse um exame importantíssimo, que até então eu ainda não havia realizado, uma vídeolaringoscopia. E vendo o resultado tive a alegria de saber, que na época já com quase 50 anos de idade,
eu estava praticamente com todo aparelho fonador perfeito e saudável.
E tenho certeza que muito em breve, quando for visitar o Centro de Fonoaudiologia da Ligia Motta, e aprender os exercícios necessários para melhorar a minha voz, ficarei melhor ainda.

Cfligiamotta – Esse site tem a preocupação aproximar pessoas e compartilhar informações para o aprimoramento pessoal, bem como, destacar o trabalho da arte&comunicação e voz.
Maurício Ronaldo – Acredito que as pessoas que utilizam a voz como ferramenta de trabalho não deveriam ficar muito tempo sem a assessoria e o atendimento de profissionais de fonoaudiologia. Esse “puxão de orelha”, serve para mim mesmo, (rsrsrs…) que meses atrás fiquei praticamente sem voz, por não ter os cuidados e assessoria necessária com a minha voz.

E aproveito ainda para falar um pouco das dificuldades que vejo no dia-a-dia do meu trabalho. Para aqueles que utilizam a voz, aprendam também a utilizar corretamente os microfones. É muito ruim quando vemos pessoas públicas utilizando erradamente os microfones em eventos, pois aí acabam deixando de dar o seu recado como deveriam, já que às vezes o som fica muito baixo ou nem sai nas caixas amplificadas, já que a pessoa está falando fora do microfone ou longe dele. Sem contar que a aparelhagem de som economiza nossa voz, porque é o equipamento que amplifica a voz, sem precisarmos exigir de nosso aparelho fonador para isso.

E quando puderem, conheçam um pouco do meu trabalho como locutor profissional no site www.mauricioronaldo.com.br

Um forte abraço a todos !!!

CENTRO DE FONOAUDIOLOGIA LIGIA MOTTA - 2012 ©

R. Miguel Tostes, 647/303, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
Sede de Cursos: R. Giordano Bruno, 305/101, Bairro Rio Branco - Porto Alegre
contato@cfligiamotta.com.br 51 3330.9675 / 51 9977.1927

CANAIS